Bizorrão 1600S


Volkswagen 1600 s, o Super Fuscão, lançado em 74, já saiu envenenado de fábrica.

Como opção esportiva para os jovens, o Volkswagen 1600 s, o Super Fuscão, lançado em 74, já saiu envenenado de fábrica. Tem motor de linha preparado com dupla carburação e um painel sofisticado composto de conta-giros, medidor de temperatura do óleo, amperímetro e relógio de horas, além dos marcadores comuns (velocímetro e medidor de gasolina). O que mais surpreendeu, é o seu desempenho; em 16,5 segundos e Super-Fuscão atinge 100 Km/h. Além disso, para um motor com esse rendimento, o consumo 11,9 km/litro em velocidade constante de 80 Km/h é elogiável.

Na parte mecânica, o sedã da Volkswagen, tem vários pontos em comum com o Brasília, como o comando único movido por engrenagens e três mancais na árvore de manivelas, e a relação de compressão do motor de 7,2:1. No entanto, seu motor possui 5 HP a mais do que o da Brasília, o que lhe permite velocidade máxima média de 135,6 Km/h.

Esse índice superior aos que foram alcançados com a Brasília e o VW Sedan 1500 na mesma medição e condições semelhantes. Seu motor, com deslocamento volumétrico de 1584 cc, possui boa elasticidade, como ficou demonstrado no teste: acelerando de quarta marcha, a partir dos 40 Km/h, ele chegou a 100 Km/h em 25,7 segundos. O acabamento interno e o conforto do Super-Fuscão são outro ponto que o distingue, de maneira mais acentuada, dos sedãs da VW. O assoalho é forrado com carpete, tornando - o mais confortável, e os bancos dianteiros, anatômicos, são reclináveis até o nível dos assentos traseiros, permitindo maior número de posições e melhor localização do motorista do que no Volks 1500.


Ficha Técnica

Motor - De quatro cilindros opostos dois a dois, quatro tempos, traseiro, diâmetro e curso do cilindro de 85,8 x 69 mm; 1594 cc, taxa de compressão de 7,2:1; potência máxima de 65 HP SAE a 4600 rpm; torque máximo de 12 mkg SAE a 3000 rpm; sistema de alimentação com dupla carburação; gasolina indicada: Comum.

Transmissão - Embreagem mono-disco a seco; câmbio de quatro marchas sincronizadas e ré; relações: 1º) 3,80:1; 2º) 2,06:1; 3º) 1,32:1; 4º) 0,89:1; ré) 3,88:1; relação do diferencial; 4,125:1; tração traseira.

Carroceria de Chassi - Carroceria tipo sedã duas portas, cinco lugares, de aço; plataforma de aço estampada com túnel central.

Suspensão - Dianteira do tipo independente com dois feixes de barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos; traseira do tipo independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção, barra compensadora e amortecedores telescópicos.

Freios - Acionamento hidráulico com discos nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras.

Direção - Tipo parafuso sem fim e rolete.

Desempenho - Aceleração de 0 a 100 Km/h wm 16,5 seg; consumo a 80 Km/h (constante) de 11,9 Km/litro.

Dimensões - Comprimento total: 402,6 cm; largura: 154 cm; altura: 148,5 cm; distância entre - eixos: 240 cm; bitola dianteira: 132,6 cm; traseira: 136,3 cm; altura livre do solo: 14,3 cm; peso: 800 quilos.

Cores - Existia somente 4 tons de cores disponíveis e foram produzidos 19.686 unidades.

- AMARELO IMPERIAL / CÓDIGO L-6005 
- AZUL CAIÇARA / CÓDIGO L-3000 
- BRANCO LÓTUS / CÓDIGO L-282 
- VERMELHO RUBI / L-5000

A numeração do chassi do 1600s é diferente dos outros Fuscas, ela começa com as letras "BD".


Referência: Fórum Fusca Brasil

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Confira algumas imagens ...

FUSCÃO 1600 s (BIZORRÃO) - ANO: 1975 
COR: BRANCO LÓTUS / CÓDIGO L-282





2 comentários:

  1. ola. Vc sabe quem tem o volante Walrod com cubo?

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    1. Fácil de encontrar aqui perto de casa nas lojas do centro SP

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