Bizorrão 1600S
Volkswagen 1600 s, o Super Fuscão, lançado em 74, já saiu envenenado de fábrica.
Como opção esportiva para os jovens, o Volkswagen 1600 s, o Super Fuscão, lançado em 74, já saiu envenenado de fábrica. Tem motor de linha preparado com dupla carburação e um painel sofisticado composto de conta-giros, medidor de temperatura do óleo, amperímetro e relógio de horas, além dos marcadores comuns (velocímetro e medidor de gasolina). O que mais surpreendeu, é o seu desempenho; em 16,5 segundos e Super-Fuscão atinge 100 Km/h. Além disso, para um motor com esse rendimento, o consumo 11,9 km/litro em velocidade constante de 80 Km/h é elogiável.
Na parte mecânica, o sedã da Volkswagen, tem vários pontos em comum com o Brasília, como o comando único movido por engrenagens e três mancais na árvore de manivelas, e a relação de compressão do motor de 7,2:1. No entanto, seu motor possui 5 HP a mais do que o da Brasília, o que lhe permite velocidade máxima média de 135,6 Km/h.
Esse índice superior aos que foram alcançados com a Brasília e o VW Sedan 1500 na mesma medição e condições semelhantes. Seu motor, com deslocamento volumétrico de 1584 cc, possui boa elasticidade, como ficou demonstrado no teste: acelerando de quarta marcha, a partir dos 40 Km/h, ele chegou a 100 Km/h em 25,7 segundos. O acabamento interno e o conforto do Super-Fuscão são outro ponto que o distingue, de maneira mais acentuada, dos sedãs da VW. O assoalho é forrado com carpete, tornando - o mais confortável, e os bancos dianteiros, anatômicos, são reclináveis até o nível dos assentos traseiros, permitindo maior número de posições e melhor localização do motorista do que no Volks 1500.
Ficha Técnica
Motor - De quatro cilindros opostos dois a dois, quatro tempos, traseiro, diâmetro e curso do cilindro de 85,8 x 69 mm; 1594 cc, taxa de compressão de 7,2:1; potência máxima de 65 HP SAE a 4600 rpm; torque máximo de 12 mkg SAE a 3000 rpm; sistema de alimentação com dupla carburação; gasolina indicada: Comum.
Transmissão - Embreagem mono-disco a seco; câmbio de quatro marchas sincronizadas e ré; relações: 1º) 3,80:1; 2º) 2,06:1; 3º) 1,32:1; 4º) 0,89:1; ré) 3,88:1; relação do diferencial; 4,125:1; tração traseira.
Carroceria de Chassi - Carroceria tipo sedã duas portas, cinco lugares, de aço; plataforma de aço estampada com túnel central.
Suspensão - Dianteira do tipo independente com dois feixes de barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos; traseira do tipo independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção, barra compensadora e amortecedores telescópicos.
Freios - Acionamento hidráulico com discos nas rodas dianteiras e tambor nas traseiras.
Direção - Tipo parafuso sem fim e rolete.
Desempenho - Aceleração de 0 a 100 Km/h wm 16,5 seg; consumo a 80 Km/h (constante) de 11,9 Km/litro.
Dimensões - Comprimento total: 402,6 cm; largura: 154 cm; altura: 148,5 cm; distância entre - eixos: 240 cm; bitola dianteira: 132,6 cm; traseira: 136,3 cm; altura livre do solo: 14,3 cm; peso: 800 quilos.
Cores - Existia somente 4 tons de cores disponíveis e foram produzidos 19.686 unidades.
- AMARELO IMPERIAL / CÓDIGO L-6005
- AZUL CAIÇARA / CÓDIGO L-3000
- BRANCO LÓTUS / CÓDIGO L-282
- VERMELHO RUBI / L-5000
A numeração do chassi do 1600s é diferente dos outros Fuscas, ela começa com as letras "BD".
Referência: Fórum Fusca Brasil
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira algumas imagens ...
FUSCÃO 1600 s (BIZORRÃO) - ANO: 1975
COR: BRANCO LÓTUS / CÓDIGO L-282
ola. Vc sabe quem tem o volante Walrod com cubo?
ResponderExcluirFácil de encontrar aqui perto de casa nas lojas do centro SP
ExcluirEu tenho, whatsapp 51991617079
Excluirmotor 1600 s original do fusca besouzzao com doi carburador alguem sabe de algum??
ResponderExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirGostaria de saber se tens fotos de algum que seja 100% original, pois comprei um e quero restaurar. Dificil saber os detalhes. (rodas, parachoques e etc..)
se quiser, me chama 17 991521803, tenho um também e estou vendendo num preço legal
ExcluirO mistério sobre o Bizorrão azul caiçara , desconhecido por muitos mas de fato existiu sim tem na tabela .de cores Volkswagen , alguém sabe da existência de algum exemplar ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia, tenho um fusca 1600s 1975, porém no documento está apenas fusca 1600, acabei de adquirir, de original ah apenas a tampa do motor com as aberturas de ar originais e a capa de fibra com a logo 1600s, mas o chassi tem as iniciais BD, gostaria de saber se ele é mesmo um 1600s
ResponderExcluirSim, é um dos últimos BIZORRÕES.Qual é a cor dele ?
ResponderExcluirParabéns...tem algum Bizorrão na cor VERMELHA para venda ? Tenho interesse em comprar
ResponderExcluirhttps://carro.mercadolivre.com.br/MLB-1853535591-volkswagen-fusca-bizorro-1600s-_JM
ExcluirEncontrei um bizorrão que a meu ver é um raríssimo e acredito que único exemplar do fuscão bizorrão 1600 s 75 de documentos 1600 s 65 cv chassis BD motor BD na cor azul caiçara vou iniciar uma pesquisa avançada e iniciar a restauração nós mínimos detalhes Logo logo vou postar as fotos
ResponderExcluir